.
6 dicas da Ayurveda para aliviar dores crônicas

6 dicas da Ayurveda para aliviar dores crônicas

A Ayurveda é conhecida por seus benefícios de cura e bem-estar, podendo ser utilizada inclusive para aliviar dores crônicas. De acordo com estudos patrocinados pela Partners Against Pain, somente na América do Norte, pelo menos uma pessoa em quase metade das famílias, sofre de dor crônica. Destes, 78% estão tão insatisfeitos com seus medicamentos convencionais de controle da dor que estão dispostos a tentar novos tratamentos, e 43% gastariam mais dinheiro com tal tratamento se soubessem que iria funcionar.

Mais de metade relatam que a dor afeta seu humor e perturba seu sono, e 80% acreditam que sua dor é algo que eles só têm que conviver. É nesse ponto que a Ayurveda apresenta seu ponto de vista diferente.


Dicas de Ayurveda para aliviar dores crônicas

Segundo alguns especialistas, a Ayurveda acolhe e aceita a dor, mesmo tentando aliviá-la, pois a natureza pretende que a dor seja uma mensagem de múltiplas camadas para o ser humano. É como se o seu corpo estivesse enviando uma mensagem, não para que pare de usar alguma parte de seu corpo simplesmente, mas para que investigue o que está errado.

Os especialistas de Ayurveda dão uma série de recomendações para que se cuide do problema ao mesmo tempo em que está investigando a causa.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

  • Relaxamento sistemático

    A próxima vez que você estiver pensando em tomar algum medicamento para a dor, experimente passar 10 minutos fazendo um relaxamento sistemático em Shavasana (também conhecida como a pose Cadáver, na Yoga). Esta prática, que consiste em permanecer deitado num estado de relaxamento profundo, consciente e sem adormecer, pode reduzir espasmos musculares, aliviar a tensão e acalmar a mente naturalmente.

Leia também: A refrescância e relaxamento do óleo essencial de menta
  • Massagem

    Na tradição Ayurveda, a massagem com óleo ou Snehana, é reverenciada como uma forma altamente eficaz de terapia para todos os tipos de doenças. A massagem ajuda a reduzir a dor porque amacia o Vata, alisa a rigidez muscular, aumenta a circulação, mobiliza toxinas e relaxa o corpo.

    Encontre um terapeuta qualificado para trabalhar em você uma vez por mês - uma vez por semana seria ainda melhor. Se o dinheiro estiver curto, basta fazer você mesmo uma massagem de óleo diariamente.

  • Dieta

    A comida é um poderoso remédio, então dê início a uma dieta para pacificar o Vata, com alimentos quentes, úmidos, suavemente condimentados e nutritivos por um mês para ver se ela faz alguma diferença. Os gostos doces, salgados e azedos são todos bons em acalmar o Vata, apenas certifique-se de encontrar fontes naturais e saudáveis de doces (como ameixas maduras ou peras), sem exageros. Comer demais agrava Vata.

Leia também: A medicina e a dieta pela Ayurveda: as chaves para o equilíbrio
  • Asana suave

    A dor pode desencorajar-nos a praticar alongamentos e realizar movimentos comuns, mas restringi-los só agravará o problema. As toxinas acumulam-se onde há estagnação e congestão no corpo, e isso causa mais dor.

    Procure relaxar os músculos com posições suaves para aliviar a estagnação, mobilizando sangue, linfa e líquido sinovial. Mesmo 15 minutos de alongamento todas as manhãs ou à noite vai lhe trazer mundos de diferença.

  • Aromaterapia

    Estudos mostram que os óleos essenciais como os de alecrim e tomilho podem aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e criar calor, enquanto menta e mirto têm efeitos temporários de alivio sobre a dor.

    Polvilhe algumas gotas destes óleos em um difusor de aromaterapia, siga para um banho quente e tenha em mãos o seu óleo de massagem para quem experimente excelentes benefícios. Se você estiver usando óleos essenciais em sua pele, mas não está acostumado, teste-os antes de aplica-los em larga escala.

Leia também: Aromaterapia: Óleos Essenciais para Esquentar a Relação
  • Ervas

    Turmeric e gengibre ajudam a reduzir a dor inflamatória, enquanto valeriana, kava kava, camomila, skullcap, passionflower, lúpulo e jatamansi (a "valeriana indiana") ajudam a combater a dor relacionada à tensão. E uma vez que a dor crônica é muitas vezes uma combinação de inflamação e tensão, tais ervas são muitas vezes vendidas em fórmulas combinadas. Elas estão disponíveis em muitas lojas de alimentos saudáveis e orgânicos.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!