.
6 coisas que pessoas organizadas fazem para ter bem-estar

6 coisas que pessoas organizadas fazem para ter bem-estar

As pessoas organizadas são aquelas que preferem gastar tempo antes do que depois. Como assim? Quem é organizado, detesta perder tempo a procura de alguma coisa, por isso, preferem reservar um tempo do seu dia organizando para depois reduzir o tempo gasto a procurar. Mas então, não seria “perder tempo” da mesma maneira? A diferença é que os organizados ganham muito em bem-estar.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A organização de agora gera o bem-estar a longo prazo

Você tem 5 minutos para entregar um relatório, mas não encontra o papel onde anotou aquele dado importante. Resultado: stress. Você precisa sair de casa neste minuto para pegar o ônibus ou evitar o trânsito, mas não encontra a chave de casa. Resultado: stress. É isso que os organizados evitam, a correria e o stress por não saberem onde estão as coisas. Quer aprender a criar uma ordem no seu caos, economizar tempo, energia, paciência e de quebra atrair maior bem-estar para seus dias? Veja o que as pessoas organizadas fazem abaixo.

  • Desapegue das coisas – frequentemente e sem dó

    O acúmulo ocupa espaço, gera bagunça e o caos se instala. A desordem é inimiga das pessoas organizadas e por isso elas estão sempre a evitando. Por isso, as pessoas organizadas são mestras em avaliar os seus pertences e decidir se precisam se livrar de coisas que não usam mais. Aquela camisa que está no armário há mais de um ano sem uso, vai para doação. O prato que está lascado ou trincado, vai para o lixo. Os papéis da sua faculdade que você jamais vai voltar a lê-los, são doados a quem precisa ou vai para a reciclagem. Sem dó, sem tempo para ficar pensando “mas e se um dia eu precisar…”. O desapego daquilo que está sem uso precisa ser impiedoso e regular, quando você se habitua a fazê-lo, vê que fica muito mais fácil desapegar daquilo que é inútil. Comece a fazer uma vez por mês, depois a cada duas semanas, a longo prazo verá que isso vai fazer parte da sua rotina naturalmente.

  • Planos de organização para facilitar o uso

    Você decidiu ser organizado, certo? Então lembre-se que o tempo gasto ao organizar é imprescindível e será recompensador no futuro. É hora de organizar seus pertences com base naquilo que você usa com maior frequência. Os sapatos que usa todos os dias, devem estar posicionados na frente, os ocasionais podem ficar no fundo do armário. Os pratos usados no dia a dia devem estar facilmente ao alcance das mãos, aquela louça ganhada no casamento pode ficar no fundo. Usa papeis todos os dias? Deixe na mesa somente aqueles que você vai precisar naquela semana, os outros devem ficar em pastas divididas nas gavetas. Essa é uma dica valiosa pois evita que você tenha que procurar aquilo que precisa utilizar frequentemente na correria do dia a dia. Muitos erram ao separar os sapatos por estilo ou os papéis por temas, por exemplo. O uso deve ser a primeira forma de divisão dos seus pertences, afinal, se você tiver que procurar coisas todos os dias, vai acabar bagunçando os seus armários e perdendo tempo. Por que escavar o seu armário em busca de algo que você usa o tempo todo quando ele pode estar facilmente acessível?

  • Determine um lugar para cada coisa

    Tudo tem que ter o seu devido lugar. O “coloca em qualquer lugar” não funciona para as pessoas organizadas. O “qualquer lugar” faz com que você não saiba onde colocou as coisas e seu bem-estar vai bater asas e voar. Controle remoto, contas a pagar, tesouras, fita adesiva e outros itens são frequentemente colocados em qualquer lugar e depois dá um trabalhão para encontrá-los. Determine um local específico para cada item da sua casa. Lembre-se também de facilitar a localização, por exemplo: as luvas do forno devem ficar guardadas na gaveta mais próxima do fogão. As chaves devem ser pousadas sempre em um chaveiro ou móvel que fica ao lado da porta. Esses hábitos andam de mãos dados com o bem-estar dos organizados.

  • Procure ferramentas que te ajudem na organização

    O queremos dizer com ferramentas? São coisas simples que te ajudam a otimizar o seu dia.  Sabe aqueles imãs que se colam na parede da cozinha para colocar as facas? Eles tiram o excesso de itens da sua gaveta de talheres e as facas ficam sempre à mão.  Você não perde preciosos segundos ao abrir a gaveta e vascular atrás da sua faca preferida. Você tem um porta joias dividido por seções? Em cada gavetinha, a divisão de brincos, colares, pulseiras e anéis vai evitar que você perca tempo procurando aquelas pérolas que combinam com seu vestido. Você tem um aplicativo no celular que organiza os seus horários e seus afazeres? Todo organizado tem um desses – os mais tradicionais, utilizam agendas bem organizadas. Viu só? São coisas básicas que facilitam muito o dia a dia. Visite lojas de decoração e de escritório a procura de ferramentas organizacionais e você vai ver como seu dia a dia ficará mais fácil e você irá ganhar em bem-estar.

  • Etiquetas, muitas etiquetas!

    Nada é mais simbólico para pessoas organizadas do que etiquetas. Quando o seus armários e pastas têm etiquetas, você não precisa se lembrar exatamente como categorizou os seus itens, basta ler a etiqueta. Categorize tudo! Quanto mais segmentado, melhor. Por exemplo: contas. Divida por: contas pagas e faturas a pagar. Nas contas pagas, divida por serviço (luz, água, telefone, internet, etc). Dentro de cada uma dessas pastas de serviço, divida por período, últimos 6 meses, último ano, etc. Acabou o ano? Você pode solicitar na empresa um documento com o balanço dos últimos 12 meses, com todos os valores explícitos, gráficos de gastos médios e certificado de que está tudo pago. Excelente, você se livra de um monte de papeis e coloca só este na pastinha separada por anos.

    Abuse das etiquetas, e utilize cores para dividir aquilo que é mais importante do que é menos importante. Os seus armários, despensa e gavetas vão ficar super organizados e bonitos. A vida fica mais prática com etiquetas.

  • Projetos iniciados devem ser finalizados logo

    Essa talvez seja a dica mais difícil de colocar em prática, mas é também uma das mais importantes para o seu bem-estar. Quando você começa um projeto ou uma tarefa e não a conclui, começa a enrolar para termina-la. Você começa a colocar lembretes para finalizar, mas já não sobra tempo no seu dia a dia corrido. Resultado: você fica estressado e desapontado consigo mesmo por não concluir aquilo que se propôs. Começou uma tarefa? Determine o tempo exato para conclui-la e só pare quando ela estiver pronta. Nada de parar para responder uma mensagem no WhatsApp ou para tomar um café, essas ações devem ser feitas no intervalo entre tarefas para relaxar e não tirar a sua concentração. Foco e organização e você irá otimizar o seu tempo e acabar o dia com a sensação de dever cumprindo. O seu bem-estar agradece!

Viu como não é tão difícil assim ser uma pessoa organizada? Escolha as dicas que mais gostar (de preferência todas!) e tente organizar melhor o seu dia a dia. Garantimos que você vai se sentir melhor e vai economizar muito tempo, paciência e dinheiro. Dinheiro? Sim, veja aqui como uma casa bagunçada pode atrapalhar sua vida financeira.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: