.
5S: a filosofia japonesa que mudará a sua vida

5S: a filosofia japonesa que mudará a sua vida

Muitas vezes nós gostaríamos de mudar, de sermos mais harmoniosos, mais tranquilos e – sobretudo – mais produtivos em todas as áreas da vida, no amor, nos negócios, nas amizades. Entretanto, tudo é muito complicado e parece que nunca temos tempo para nada. Foi com esse intuito que os japoneses criaram pelo decorrer das décadas de 1950 e 1960 o que chamamos hoje de 5S, uma filosofia magnífica.

5S: o que é?

O 5S nasceu no seio da empresa Toyota, reconhecida mundialmente pela sua produção e tecnologia. Foi justamente pela necessidade de aprimoramento e de aumento da produção que o sistema 5S apareceu. Funcionou durante muito tempo ao lado do sistema Kaizen, que também era responsável pela melhor organização da produção.

O 5S, além de cuidar de organização, produção e limpeza, ele também ficou conhecido por ser ampla e universal, podendo ser utilizado em todos os ramos da vida. Seu nome se deu aos 5 pilares que o regem, ou seja, cada um dos pilares é relacionado a um termo em japonês que começa com a letra S. Abaixo, iremos conhecê-los:

  • 1

    5S – Seiri

    Entendido muitas vezes como o primeiro passo, Seiri é aquele momento em que vamos julgar tudo o que fazemos para ver se realmente estamos fazendo o necessário. É nessa etapa da vida que devemos ver se não estamos gastando muito do nosso tempo com coisas supérfluas, ou seja, coisas sem nenhuma necessidade.

    Quando conseguimos organizar nossas tarefas e banir essas desnecessidades, o nosso processo de ser humano, o nosso fluxo de informação e a nossa vida pessoal se desenvolve com muita mais rapidez e serenidade. Devemos nos perguntar: “Eu realmente preciso fazer isso? Isso é realmente necessário? Se eu perder tal coisa, será que lutarei para tê-la de novo?”.

  • 2

    5S – Seiton

    Onde estão as coisas que você mais precisa? Muitas vezes, sobretudo no ambiente de trabalho, não temos muita prática na organização. Seiton trata exatamente disso, como podemos nos organizar melhor?

    Onde deixamos as coisas que mais utilizamos? Será que elas estão à vista para que a alcancemos mais rápido e sejamos mais eficazes. A mesma coisa com outras áreas da vida. Será que priorizamos as pessoas que estão sempre conosco ou a deixamos em lugares que nos esquecemos? Qual a relevância das pessoas, dos objetos, de tudo? É necessário se organizar.

  • 3

    5S – Seiso

    Seiso é responsável pela limpeza, em todos os aspectos. E, além de pensarmos na limpeza enquanto purificação, também devemos ter em mente como deixá-la ser mais duradoura. Ou seja, de que maneira podemos fazer com que um ambiente ou qualquer coisa que seja se mantenha mais limpa e pura por mais tempo?

    A resposta está naquilo que causa a sujeira. Se uma relação, por exemplo, está muito tóxica e você não consegue sair dela é porque você está sendo engolido. A sujeira está vindo de traições e de falta de confiança. Procure resolver isso e se purifique, não fique sendo engolido por todo esse pó.

  • 4

    5S – Seiketsu

    Esse quarto S do 5S é responsável pela averiguação de todos os passos anteriores. Se você se propôs a organizar e a retirar tudo o que é desnecessário e, depois, apenas limpou tudo excluindo todo gerador de impureza, isso quer dizer que o seu sistema está funcionando muito melhor agora.

    Entretanto, se um desses passos não está sendo feito com cautela, tudo pode se perder, pois apenas um vagão pode ser responsável pelo descarrilamento de todo o trem.

    Se você não se organiza inicialmente, qual seria o objetivo de anular as coisas supérfluas se elas voltarão um dia? Se você não tira – por sua vez – as coisas desnecessárias, como você espera se organizar com tantas coisas? E se, por fim, você não elimina o que traz impurezas, como você espera ter um ambiente limpo e propício à produção e harmonia plenas?

“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.”
Dale Carnegie

  • 5

    5S – Shitsuke

    E, por fim, temos a averiguação de nós mesmos para com todo o processo. Se nos damos conta que até então tudo está funcionando bem e que estamos evoluindo, isso quer dizer que já podemos pensar num desenvolvimento e crescimento a curto e longo prazo.

    Quando uma cadeia de processos está dando certo, isso significa que ela pode se multiplicar para que várias outras cadeias e várias outras oportunidades surjam. Quando nos sentimos e estamos prontos, conseguimos nos focalizar para o aprimoramento de outras atividades.

    Nesse último passo, é também necessário que averiguemos se não deixamos nada para trás. Muitas vezes, seja na vida profissional ou pessoal, um mínimo detalhe pode mudar tudo, desde a coisa mais básica de uma cadeia até a mais complexa.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.