.
4 técnicas para fixar e prolongar um sonho lúcido

4 técnicas para fixar e prolongar um sonho lúcido

E, de repente, você conseguiu. Depois de dias ou até mesmo anos de estudos e treinamento, você finalmente teve um sonho lúcido. No entanto, assim que se deu conta de que estava sonhando, perdeu o controle sobre a situação, o que te levou a acordar ou cair profundamente no sono.

Pois bem, essa é uma situação muito comum entre os sonhadores iniciantes, e tem solução mediante a prática de uma técnica chamada REME. Assim que despertar dentro de um sonho lúcido, dedique apenas 30 segundos a esses passos para que o sonho estabilize, e você finalmente consiga ter a aventura que quiser, pelo tempo que desejar.

A técnica REME para fixar um sonho lúcido

Elencado pelo sonhador lúcido desde 1975, Robert Waggoner, a técnica REME consiste em 4 passos para “fixar” um sonho lúcido a partir do momento em que você conhece despertar dentro dele.

Autor do livro Lucid Dreaming: Gateway to the Inner Self, Waggoner aconselha que você memorize esses 4 passos para que o seu sonho lúcido não seja interrompido. São eles:

  • Reduza suas emoções
  • Eleve sua consciência
  • Mantenha o foco
  • Estabeleça um objetivo

Sonhos Lúcidos: como tê-los com frequência!


  • Fixar e prolongar um sonho lúcido - 1

    Reduza suas emoções

    “Olha só! Estou sonhando!”. Sabe aquela empolgação que vem com a constatação de que você está em um sonho lúcido? Pois ela é capaz de causar o colapso dessa conquista em pouquíssimo tempo. Aprender a reduzir os sentimentos de excitação perante essa situação deve te ajudar a permanecer por mais tempo no sonho lúcido.

    Alguns sonhadores lúcidos mais experientes costumam controlar essa emoção direcionando seu foco (dentro do sonho) para um cenário entediante, como olhar para suas mãos ou encarar o chão.

    Um estímulo visual neutro ajuda a reduzir qualquer probabilidade de explosões emocionais. Dizer a você mesmo “se acalme”, também pode ajudar a reduzir a intensidade das emocionais, evitando que você se sinta muito eufórico.

    Reduzir os níveis emocionais quando se entra em um estado lúcido pode te ajudar a aproveitar com maior satisfação e por mais tempo essa experiência.

  • Fixar e prolongar um sonho lúcido - 2

    Eleve sua consciência

    Assim que você estabilizar as suas emoções, é hora de passar para o segundo passo. Aqui, elevar ou clarear a consciência nada mais é do que realizar um famoso “teste de realidade”. Como exemplo, você pode tentar algumas ações, como levitar alguns centímetros do solo para reafirmar que você realmente está vivendo um estado de sonho.

    Você também pode tentar esfregar suas mãos no sonho para ativar com mais intensidade os sentidos. Ou ainda pode tentar ir mais além e gritar algumas sugestões, como “quero estar mais consciente!” ou “eleve minha consciência, agora!”. Essas intenções vocalizadas normalmente atuam imediatamente sobre um sonho lúcido, tornando-o mais evidente.

  • Fixar e prolongar um sonho lúcido - 3

    Mantenha o foco

    Estar plenamente consciente torna esse terceiro passo muito mais fácil de ser cumprido. Iniciantes geralmente relatam que frequentemente perdem o foco no sonho, enquanto exploram os cenários e possibilidades.

    Eles podem se distrair com algum elemento novo, ou até mesmo esquecer de que estão em um sonho. Quando isso acontece, quase sempre são jogados novamente no sonho regular, onde não se tem a consciência de manipular as situações.

    Sendo assim, precisamos intervir nessa questão do foco para que a experiência seja mantida e aproveitada como se deve. Para isso, você deverá estar “dominando” o passo anterior, e ter plena consciência de estar em sonho lúcido.

    Alguns sonhadores mais experientes repetem algumas ações para lembra-los de que estão sonhando. Como exemplo, você pode repetir com uma frequência de 30 em 30 segundo que “isso é um sonho lúcido”. Algumas pessoas conseguem até mesmo cantar durante o sonho para que esse ato as lembre de que estão sonhando.

    Foco demais pode te desestabilizar

    Por algum motivo, pessoas mais experientes em sonhos lúcidos já relataram que você não deve encarar algum elemento do seu sonho por mais de 4 ou 5 segundos. Se o fizer, o sonho lúcido se tornará instável e chegará ao fim.

    Se você perceber alguma sensação de instabilidade, olhe imediatamente para suas mãos ou para o chão para estabilizar o sonho.

  • Fixar e prolongar um sonho lúcido - 4

    Estabeleça um objetivo

    De acordo com a técnica REME de Waggoner, a maneira mais fácil de manter o foco envolve estabelecer um objetivo a ser cumprido, atingi-lo, e então repetir o processo com uma nova intenção com objetivo. Sempre que você estiver se focando em um novo objetivo, estará mantendo ativo seu estado de consciência.

    Mas nada de objetivos rebuscados. Em se tratando de um sonho lúcido, eles precisam ser simples, algo como “agora eu quero atravessar aquela porta” ou “quero saber o que vai acontecer se eu virar a esquina”. Estabelecendo essa série de objetivos, um iniciante pode manter a consciência e prolongar em muito a duração do sonho lúcido.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar