.
4 propriedades medicinais poderosas do açafrão

4 propriedades medicinais poderosas do açafrão

O açafrão é uma especiaria de cor vibrante e sabor marcante que além de deixar os pratos deliciosos, deixa-os também muito nutritivos graças às suas propriedades medicinais e terapêuticas. Conheça no artigo as principais propriedades do açafrão.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

As principais propriedades do açafrão


1- Anti-inflamatório
O açafrão é um anti-inflamatório natural graças à presença de curcumina e outros  curcuminóides em sua composição. Eles são poderosos no alívio das dores da artrite, combate inflamação na visícula biliar e no fígado

2- Reduz o risco de desenvolvimento do câncer e ajuda a combatê-lo
A curcumina presente no açafrão – juntamente com a ginisteína, presente na soja – conseguem inibir a formação do câncer no tecido mamário. Esses dois fitoquímicos aliados demonstraram resultados animadores para a prevenção deste tipo de câncer. Um estudo científico provou também o poder da curcumina na prevenção de outro tipo de câncer, o de cólon. Neste estudo, 16 fumantes crônicos foram submetidos ao uso controlado de 1500 mg de açafrão diariamente durante 30 dias. Os resultados apontaram para a redução de genes mutantes presentes na urina desses pacientes.  Em experiências realizadas com animais, a redução do risco de câncer alcançou os 60%.

Leia Também: Como cuidar de plantas de bambu em casa – cuidados básicos

Segundo os especialistas, esses fitoquímicos parecem neutralizar os compostos causadores do câncer, impedindo as alterações cancerosas das células e combatendo diretamente aquelas que já estão doentes, impedindo a metástase.

3- Estimula o bom funcionamento do fígado e da bile
O açafrão ajuda na digestão de gorduras e reduz o risco de desenvolvimento de cálculos biliares.  Ele ajuda a eliminar toxinas no nosso corpo, ao induzir a produção de enzimas que as combatem no nosso fígado.  Os fitoquímicos presentes no açafrão inibem os danos oxidativos que resultam na coagulação do colesterol, evitando então que ele se deposite nas nossas artérias e cause problemas cardiovasculares.

4- Auxilia a digestão
A curcumina também auxilia a digestão das proteínas, facilita a absorção de nutrientes e ajuda a regular o nosso metabolismo para que ele funcione de forma eficiente.

Leia Também: Pra que serve a verbena? Descubra os benefícios para a saúde

Curiosidades sobre o açafrão


O açafrão, de nome científico Curcuma longa, possui diversos nomes populares como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia (por causa de sua origem), cúrcuma, raiz de sol, gengibre amarelo, açafroa, turmérico e muitos outros.  Ele é um parente do gengibre e do cardamomo e o seu valor medicinal e culinário encontra-se em sua raiz, mais especificamente no rizoma (a parte subterrânea do caule) que é ressecada, triturada, moída e transformada neste pó de amarelo intenso.  Originária da Ásia – e é por isso que associamos o seu sabor à comida oriental – essa planta se adaptou bem ao clima tropical e hoje já é muito utilizada no Brasil na culinária e na medicina natural.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!