.
3 simples dicas da Ayurveda para acordar sem stress

3 simples dicas da Ayurveda para acordar sem stress

Se você acredita no que todas as revistas e portais na internet dizem, provavelmente aceita o fato de que o stress é o grande responsável por grande parte dos problemas de saúde. Para a Ayurveda, essa constatação não é diferente, uma vez que sua prática poderá tratar e inibir o aparecimento do stress matinal, por exemplo.

Entretanto, psicólogos clínicos afirmam que o stress pode ser causado de diversas maneiras distintas, comumente ocorrendo em quatro categorias básicas de fatores onde, geralmente, experimentamos apenas um deles. O que não nos exclui de vivenciar os quatro de uma só vez. Veja quais são eles:

Stress ambiental: ocasionado por influência do ambiente externo onde vive, de modo que o indivíduo é bombardeado por impactos que exigem uma rápida reação e adaptação à eles. Exemplo: tempestades, trânsito, barulho e poluição.

Stress social: é proporcionado diante de problemas financeiros, entrevistas de emprego, perda de um ente querido, prazos e desentendimentos.

Stress biológico: causado por mudanças em sua fisiologia, ocasionada por diversos fatores, incluindo envelhecimento, mudança nos hábitos alimentares, má nutrição, falta de sono, sedentarismo ou excesso de exercícios. Também acontece em indivíduos no ápice da adolescência ou menopausa.

Stress mental: a filosofia aplicada pela Ayurveda considera que a mente é o local onde todas as doenças são originadas. Se praticamos ou não a Ayurveda, a grande maioria de nós é capaz de reconhecer que os próprios pensamentos muitas vezes são nossas maiores fontes de stress.


Leia também: Reiki no combate ao stress: tratando o mal do século XXI.


À medida que nosso cérebro recebe informações, nossas experiências passadas e estressores atuais presentes nas categorias acima podem fazer com que essa nossa informação ative nosso “sistema de emergência” ou supra-renais, gerando um banho de substâncias químicas causadoras de stress psicológico e emocional.

Lidar com o stress proveniente de tantas fontes pode parecer assustador. Mas e então, como nós podemos combatê-lo e trazer nossas vidas de volta ao equilíbrio? Embora não haja uma solução simples, podemos usar de nossas rotinas diárias para reduzir esse impacto quando estivermos diante de fatores estressantes. Por isso, a rotina que acontece pela manhã é um pilar que a Ayurveda sustenta e adiciona ações simples para criar uma espécie de amortecedor para limitar o impacto do estressores.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Rotina matinal para acordar sem stress com Ayurveda

A rotina diária que a Ayurveda propõe para acordar sem stress promove uma suave e nutritiva limpeza durante o processo, permitindo que o indivíduo tenha um dia mais leve e menos assustador diante das adversidades. Lembrando que o procedimento também pode ser feito a noite, para embalar o sono e acalmar os ânimos.

A seguir, veja quais são as três âncoras mais importantes para realizar antes de começar o seu dia pra valer:

  • Acorde um pouco mais cedo, para permitir um momento que cuidado consigo mesmo. Antes de sair da cama, arrisque também uma oração de gratidão e estique todos os seus membros antes que seus pés toquem o chão.

Ao se levantar, você pode ainda ir ao banheiro e escovar a sua língua. Esse processo é importante pois livra o seu organismo de ama (toxinas), difundido nos tratamentos da Ayurveda. O acúmulo dessas toxinas pode tornar sua mente lenta, articulações rígidas e digestão irregular.

  • Tire de três a cinco minutos para praticar uma calma e balanceada técnica de respiração. Por exemplo, a respiração abdominal nos auxilia a estimular os lobos inferiores dos pulmões, a fim de “ativar” a resposta de relaxamento, onde o sistema simpático dá lugar ao parassimpático.

Uma vez que estiver prático nesse método de respiração, e sentir que ele realmente te auxiliou a estabelecer a calma, você poderá usá-lo sempre que começar a sentir sinais de stress.

  • Para acordar sem stress é também fundamental comer alimentos mornos e úmidos para começar o dia. Se quiser tomar um chá ou café, aguarde até que haja uma certa quantidade de comida em seu estômago para ajudar a absorver o ácido presente nas bebidas. Quando estiver em dias mais frios, você poderá alimentar-se com farelo de aveia em conjunto com especiarias quentes, como a canela e o cravo, além de uma pitada de sal e manteiga ghee (ou clarificada). Mel ou maple syrup também são boas opções para acrescentar.

Se a sua manhã estiver muito corrida e não tiver tempo para fazer todos os processos, faça ao menos a última atividade na noite anterior, e alimente-se com um bom alimento quente e úmido antes de se deitar. Misture os ingredientes em uma panela com um pouco de leite e aqueça-os até que se torne um mingau.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: