.
16 comportamentos de pessoas extremamente sensíveis. Você é uma delas?

16 comportamentos de pessoas extremamente sensíveis. Você é uma delas?

Cada pessoa tem suas próprias características, personalidades e reage a seu modo perante as situações cotidianas. Entretanto, alguns desses indivíduos dente fortemente a refletir mais sobre os acontecimentos que o cercam, da mesma forma em que se preocupa mais com o modo em que o próximo se sente.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Como reconhecer uma pessoa sensível


Conhecidos por serem extremamente sensíveis, de acordo com o pesquisador Elaine N. Aron, as pessoas que reúnem tais características representam apenas um quinto da população mundial. Portanto, a seguir será possível encontrar um lista de características que fazem parte desse perfil sensível; descubra se você se encaixa.

  • 1

    São extremamente sensíveis a criticas


    Aqueles que possuem uma sensibilidade mais apurada, reagem de maneira diferente a críticas e repreensões, como respostas geralmente mais intensas e negativas. Como forma de auto defesa, acabam sempre se esforçando mais para agradar os outros, sendo essa uma maneira de evitar que sejam criticadas.

  • 2

    Choram mais facilmente


    Com sentimentos mais aflorados que a maioria, é comum que lágrimas apareçam com mais facilidade em suas faces. Por essa razão, é importante que estas pessoas estejam inseridas em um ambiente onde o choro seja algo neutro ou positivo. Situações onde não é permitido chorar com facilidade e que isso possa criar algum embaraço, podem causar grandes traumas nas pessoas com esse perfil.

  • 3

    Educação primorosa


    Pessoas sensíveis normalmente são também extremamente bem educadas, já que provavelmente são capazes de entender melhor os outros e assim agir de maneira mais cordial e atenciosa. Junto a isso surge ainda uma maior capacidade em perceber quando há uma falta de consideração por outras pessoas em alguém.

  • 4

    Filmes violentos não são muito bem-vindos


    Por criarem laços com facilidade e por serem estimuladas emocionalmente sem dificuldades, elas podem não se sentir confortáveis com filmes que apresentem grandes fluxos de violência ou terror.

  • 5

    Desenvolvem mais ansiedade ou depressão


    Por serem facilmente estimuladas e vivenciarem suas experiências com muita intensidade emocional, aqueles que sofreram um grande número de experiências ruins podem entrar em um estado de alerta permanente. Isso faz com que estejam sempre ansiosos e se sentindo inseguros, mesmo que estejam em casa ou outro local semelhante.

  • 6

    Sons irritantes exercem uma influência especialmente maior nestas pessoas


    Aquele som que você acha irritante provavelmente será muito mais incômodo a alguém com perfil sensível. O fato é decorrente de sua facilidade em ser estimulado a partir de perturbações como barulhos, deixando-os sobrecarregados de atividade.

  • 7

    Gostam de ambientes pequenos


    Como são sensíveis a estímulos externos, essas pessoas preferem normalmente trabalhar em ambientes reduzidos e, se for possível, sozinhas. Tal característica faz com que seja comum profissões onde atuem em escritórios, em suas casas ou trabalhem como autônomas, já que isso permite um maior controle sobre a quantidade de estímulos que receberão.

  • 8

    Nem todos são introvertidos


    Ser sensível precisa ser sinônimo de introversão ou isolamento. Na realidade, segundo pesquisas, apenas 30% das pessoas altamente sensíveis mostram um comportamento mais introvertido. As que fogem desse percentual muitas vezes foram criadas em ambientes comunitários onde as pessoas são mais próximas umas das outras.

  • 9

    São ótimas em trabalhar em equipe


    Devido a sua capacidade em criar empatia com outras pessoas e compreender suas necessidades, elas costumam ter um desempenho excepcional em atividades de grupo. Porém, mesmo que trabalhem muito bem em equipe, pode ser aconselhável não assumir papéis onde tenham de tomar decisões importantes.

  • 10

    Tem muita percepção para detalhes


    A alta sensibilidade torna esses indivíduos extremamente detalhistas, sendo normalmente as primeiras pessoas a reconhecer detalhes do ambiente, alterações na mobília ou aqueles sapatos novos de alguém.

  • 11

    Demoram a se decidir


    Essa alta percepção sobre os detalhes e sutilezas acerca das situações tem como resultado a necessidade de muito tempo para ponderação. Pessoas sensíveis evitam cometer erros e, mesmo que não haja uma decisão certa ou errada, ainda irão ponderar sobre as repercussões de cada resultado possível.

  • 12

    Caso a decisão seja ruim, ela terá um efeito muito mais negativo


    A sensação de ter cometido um erro é muito mais incômoda para as pessoas sensíveis, que experimentam as emoções com mais intensidade e não gostam de ser criticadas.

  • 13

    Preferem atividades físicas individuais


    Da mesma maneira que preferem ambientes de trabalho mais reduzidos, elas também tendem a não gostar de esportes onde tenham cada um de seus movimentos observados para um bom resultado geral. Por isso, preferem evitar esportes em grupo e praticam mais as modalidades como corridas, ciclismo e percursos em trilhas.

  • 14

    Escutam com frequência as frases: “Não encare isso de forma tão pessoal” e “Por que você é tão sensível?”


    A sensibilidade é tratada de formas diferentes em cada meio social no qual está inserida, podendo ela ser positiva ou negativa. Segundo relatos de pesquisadores em países como a Índia por exemplo, pessoas com mais sensibilidade raramente são alvos de brincadeiras. Já em países norte-americanos eles costumam ser alvos frequentes de zombarias.

  • 15

    Sentem tudo mais profundamente


    Tudo o que é apresentado para as pessoas altamente sensíveis é experimentado de maneira mais profunda e intuitiva, o que pode causar certa estranheza em quem não está acostumado a conviver com elas.

  • 16

    Reações mais emotivas e intensas


    Da mesma maneira como experimentam sentimentos mais profundos, suas reações são mais intensas às mais diversas situações. Uma simples preocupação pode se tornar uma verdadeira tortura para o sentimento dessas pessoas.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!