.
14 filmes bibliográficos para se inspirar e se emocionar

14 filmes bibliográficos para se inspirar e se emocionar

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Baseados em histórias reais ou não, o fato é que alguns filmes têm o poder de inspirar e promover a reflexão, com relatos incríveis de superação ou mesmo oferecendo uma visão totalmente diferente do mundo. Diante dessa característica inspiradora proporcionada pela sétima arte, confira a seguir 14 títulos entre os filmes bibliográficos mais emocionantes e inspiradores de toda uma geração.


14 filmes inspiradores baseados em vidas reais


Com a chegada dos créditos, chegam também os momentos de reflexão e aqueles minutos que é preciso ficar sozinho para digerir tudo o que foi absorvido. Inspirados por esses momentos de emoções a flor da pele, listamos alguns filmes bibliográficos que provocaram grandes influências para sua época, considerados responsáveis por mudar a vida de muitos.

  • 1

    Tempo de Despertar, 1990


    A história se passa no ano de 1996 na região do Bronx, onde o neurologista Malcolm Sayer, vivido por Robin Williams, acaba de conseguir uma vaga em um hospital psiquiátrico. Sayer se vê preso em uma difícil situação onde um tratamento revolucionário desenvolvido por ele começa a apresentar alguns problemas, ao mesmo tempo em que um de seus pacientes desenvolve estranhos efeitos comportamentais.

  • 2

    A lista de Schindler, 1993


    O filme conta uma emocionante história baseada em fatos onde o então membro do partido nazista Oskar Schindler, arriscou tudo o que tinha para salvar judeus das mãos desse regime. Schindler perdeu toda sua fortuna entre outras consequências no processo, mas conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração, alguns deles ainda vivos e até hoje gratos a Schindler.

  • 3

    Uma mente brilhante, 2001


    Nesta história inspiradora, John Nash é um brilhante e arrogante matemático aclamado como um dos melhores de seu tempo, mas que aos poucos entra em um tormento psicológico que culmina em um diagnóstico de esquizofrenia. Após muita luta e sofrimento, Nash é capaz de retornar a sociedade.

  • 4

    O Pianista, 2002


    Durante o período da 2ª Guerra Mundial, o pianista Wladyslaw Szpilman que interpretava algumas peças na rádio de Varsóvia, se vê em meio as restrições nazistas para judeus poloneses. Com toda a sua família confinada em um campo de concentração, Wladyslaw é o único a conseguir escapar e fica condenado a uma fuga pela cidade abandonada.

  • 5

    Hotel Ruanda, 2004


    O filme trata da história do conflito político existente em Ruanda que, em 1994 causou a morte de quase 1 milhão de pessoas. Paul Rusesabagina, gerente do hotel Milles Collines que ficava na capital do país, ofereceu ajuda aos ruandeses que estavam fugindo dos conflitos e chegou a abrigar mais de 1.200 pessoas em seu estabelecimento no período.

  • 6

    À procura da felicidade, 2007


    Chris Gardner, interpretado por Will Smith é um pai de família que se vê falido, sem a esposa e em vias de perder seu filho. O filme conta uma linda e história de superação onde Gardner enfrenta as mais variadas dificuldades, chegando a ficar desabrigado, mas tudo para não ter de abrir mão de seu filho.

  • 7

    Piaf – Um Hino ao Amor, 2007


    Após ser abandonada pela mãe, a jovem Edith Piaf foi criada pela avó, então dona de um bordel na Normandia, mas passou a viver posteriormente com o pai alcoólatra até seus 15 anos de idade. Sua vida foi uma constante e inspiradora batalha; cega ainda criança dos 3 aos 7 anos, acabou por recuperar a visão milagrosamente. Após fugir de seu pai e viver como cantora pelas ruas de Paris, acabou sendo descoberta em 1935 quando gravou seu primeiro disco e ganhou fama internacional.

  • 8

    Na natureza selvagem, 2008


    Christopher McCandless é um jovem americano que após se formar, decide viajar o país em plena década de 90. Após anos na estrada e algumas mudanças em sua vida, ele decide fazer a maior das viagens rumo ao Alasca.

  • 9

    Coco antes de Chanel, 2009


    O filme trata da história de Gabrielle, uma jovem órfã que cresce trabalhando como cantora de cabaré e costureira nos fundos de uma pequena alfaiataria, até receber o apoio de seu protetor, Étienne Balsan. Ela se tornou um ícone e um marco na história da moda e das mulheres da época, recusando-se a casar com qualquer um, até mesmo com seu grande amor. Adotou um visual costumeiro com roupas masculinas, deixando coisas como espartilhos e adereços exagerados típicos de sua época de lado.

  • 10

    Grandes Olhos, 2009


    Baseado na história de vida de Margaret Keane, uma famosa pintora da década de 50, o filme conta sua luta pelas causas feministas, bem como a batalha contra seu marido Walter Keane nos tribunais, já que ele afirmava ser o autor dos quadros de Margaret.

  • 11

    Um Sonho Possível, 2010


    Um jovem negro com um mãe viciada e sem lugar para morar, mas com grande habilidade em esportes. Essa é a história de Michael Oher que, por uma sorte do destino, acaba sendo abrigado por uma família abastada da cidade, sem saber que isso mudaria completamente sua vida.

  • 12

    O Discurso do Rei, 2010


    George é um membro da realeza britânica e possui um problema considerado grave para alguém em sua posição; ele é gago e por conta disso encontra muita dificuldade diante de seus discursos. Depois de procurar diversos médicos e estar praticamente desacreditado da possibilidade de vencer a condição, ele encontra em Lionel Logue uma nova esperança. Lionel é um terapeuta da fala e adepto de um método pouco convencional, trazido por sua esposa Elizabeth. Além de auxilia-lo em seu problema, ambos se tornam bons amigos.

  • 13

    Intocáveis, 2011


    Após sofrer um acidente, o rico aristocrata vivido por François Cluzet, contrata o jovem Driss como assistente, que é interpretado por Omar Sy. Driss é um jovem problemático e sem nenhuma experiência na profissão, mas que conquista a amizade do personagem de Cluzet, por ser o único a não trata-lo com diferença diante de sua condição física.

  • 14

    O Mordomo da Casa Branca, 2013


    O filme narra a trajetória de Eugene Allen, um garoto que teve seu pai morto, sua mãe violentada e foi trabalhar de criado na casa da mãe do agressor. Após deixar a casa da família e passar a trabalhar em um hotel, Eugene tem a oportunidade de ingressar como mordomo na Casa Branca, onde uma trama sobre os maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos se desenvolve.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!