.
10 sistemas florais para conhecer e experimentar

10 sistemas florais para conhecer e experimentar

Quando falamos sobre essências florais e suas propriedades, o primeiro nome que nos vem à mente são os famosos Florais de Bach. Entretanto, este muitas vezes é o único método popularizado, de modo que são poucos os adeptos da homeopatia que conhecem todos os sistemas florais disponíveis.

Mas existem outros sistemas florais? A resposta é sim, e novas alternativas somente foram possíveis graças ao Dr. Edward Bach. Em vida, Bach possuía a real intenção de ajudar as pessoas e, a partir das fórmulas desenvolvidas por ele, passou a publicar em detalhes tudo a respeito das técnicas utilizadas, e como obteve resultados satisfatórios.

Após sua morte, essas publicações caíram em mãos igualmente competentes, e resultados notáveis continuaram a ser mostrados através da terapia floral. Atualmente, já existem cerca de 20 sistemas florais entre os mais difundidos, mas é impossível precisar a quantidade exata desses estudos e de quantos mais sistemas surgem a cada nova descoberta.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Sistemas florais: o legado de Edward Bach

Mesmo que não tenham muitas diferenças entre si no quesito doutrina, após a morte do Dr. Bach foram inúmeros os entusiastas e pesquisadores que tiveram como objetivo aperfeiçoar a técnica original, dando origem a uma infinidade de sistemas florais, utilizando flores regionais, mesclando com estudos alquimistas ou acrescentando energias cósmicas às fórmulas.

A seguir, conheça um breve leque de opções onde o adepto das terapias florais podem encontrar novas soluções para suas aflições do corpo e da mente.

  • Florais de Bach

    O primeiro e pai de todos os demais sistemas florais, Bach surge com 38 florais criados e desenvolvidos pelo médico inglês de mesmo nome; que era um homeopata, imunologista e bacteriologista.

    Através de seus florais, o sistema procura tratar a pessoa, e não a doença; a causa, e não o seu efeito. De um modo geral, esse sistema tem como objetivo serenar algumas das emoções negativas e destrutivas do ser humano, como a depressão, o medo, a culpa, o pânico, a apatia, o ciúmes, a raiva, o cansaço, a solidão, a indecisão, a ansiedade e tantos outros sentimentos.

    Como base de suas pesquisas para desenvolver tais florais, Bach compreendeu que a origem das doenças seria proveniente de algumas alterações emocionais como o ódio, a ignorância, a instabilidade mental, o egoísmo e outras particularidades que influenciam negativamente no ser humano.

    Diante dessas “enfermidades”, Bach aponta que as chaves para o equilíbrio emocional seriam a paz, a esperança, a alegria, a fé, a sabedoria, a certeza e o amor.

    Ainda que os florais atuem individualmente, direcionados para cada sintoma em particular, também é possível combinar uma série de florais para obter determinado resultado. É o caso de fórmulas de emergência como Rescue ou a Fórmula de Exame, para indivíduos em época de provas ou concursos.

    São os 38 florais: Agrimony, Aspen, Beech, Centaury, Cerato, Cherry Plum, Chestnut Bud, Chicory, Clematis, Crab Apple, Elm, Gentian, Gorse, Heather, Holly, Honeysuckle, Hornbeam, Impatiens, Larch, Mimulus, Mustard, Oak, Olive, Pine, Red Chestnut, Rock Rose, Rock Water, Scleranthus, Star of Bethlehem, Sweet Chetnut, Vervain, Vine, Walnut, Water Violet, White Chestnut, Wild Oat, Wild Rose, Willow.

  • Florais da Califórnia

    Começando a lista de sistemas florais pós Bach, os Florais da Califórnia são mais conhecidos no Estados Unidos, sendo eles preparados desde 1970 pelos fundadores e pesquisadores Richard Katz e Patricia Kaminski.

    Em união, o casal foi responsável por fundar a Flower Essence Society (FES), uma fundação sem fins lucrativos que trabalha na pesquisa, na educação e nos trabalhos sociais, bem como realiza doações de seus florais à uma porcentagem da população menos favorecida ou vítimas de desastres naturais.

    Atualmente, o sistema aplica 103 essências de origem própria e outras 39 inglesas, mantendo os ensinamentos dos Florais de Bach. A cartilha com todos os florais pode ser encontrada diretamente no site da fundação, o FES Flowers e comprados através da importadora oficial no Brasil, a Essências Florais.

  • Florais de Saint Germain

    Ele é relativamente novo, e possivelmente você já ouviu falar. Afinal, iniciado seus estudos em 1997 pela terapeuta Neide Margonari, os florais de Saint Germain foram desenvolvidos aqui, no Brasil.

    Atualmente contando com 89 essências, seu diferencial está no modo de produção totalmente artesanal e como os florais atual na vida do paciente. Ao contrário de Bach, que considerava o temperamento do paciente, em Saint Germain considera-se a biografia de vida e a causa emocional que desencadeou tais sintomas.

    Ficou curioso? Com nomes bem populares como Pau Brasil, Sergipe, Bom Dia e Boa Sorte, esse sistema floral promete ganhar espaço no cenário mundial. Para saber mais, acesse o site da fundação Florais de Saint Germain.

  • Florais Joel Aleixo

    Mais um sistema brasileiro na lista, o sistema floral Joel Aleixo vem atuando há mais de duas décadas com o objetivo de oferecer os benefícios do equilíbrio entre as dimensões sutil e corpórea da existência.

    Como diferencial entre os demais, os florais Joel Aleixo são os únicos que aliam Alquimia e Florais como finalidade de provar a eficácia desse sistema para lidar com problemas psíquicos e físicos, originados por um simples desajuste nos fluxos de energia vital.

    Com florais específicos para uso em adultos, criança, animais e indivíduos sensíveis ao álcool, esse diferenciado sistema está também disponível em 10 kits de essências florais sutis, bem como uma linha cosmética floral. Os florais desse sistema dispararam na frente quando falamos em herdeiros do Dr. Edward Bach, e atualmente se firmam como um poderoso complemento aos tratamento da medicina tradicional.

    Ao todo, foram elaborados 308 florais, os quais se encontram distribuídos em 12 grupos distintos, manuseados somente por terapeutas formados na Escola Joel Aleixo. Para comprar a sua essência em florais Joel Aleixo, acesse a loja virtual do site oficial.

  • Florais Mystika

    Esse provavelmente é um dos nomes mais exóticos entre os sistemas florais, o que não necessariamente desmerece seus benefícios para a saúde. Nos florais Mystika, ao contrário dos demais, não se trabalha somente com flores, mas também com a energia dos cristais, energias ambientais e cósmicas.

    Em adição, os florais Mystika não se limitam às flores exóticas, mas plantas que podem ser encontradas no nosso dia-a-dia, seja em casas, terrenos baldios, estradas e outros locais corriqueiros. Tamanha versatilidade concedeu ao sistema produzir, com base na simplicidade e força dos ingredientes, 8 essências florais, 3 essências minerais e 1 cósmica.

    Para conhecer melhor sobre esse sistema, criado pelo terapeuta holístico Erisvaldo Correia, e comprar o seu exemplar, confira o site oficial dos Florais Mystika e encontra a essência ideal para curar os males do seu corpo e mente.

  • Florais do Alaska

    Vamos agora sair do Brasil e ir de encontro a um dos sistemas florais elaborados sob condições climáticas pouco favoráveis.

    Segundo seu criador, Steve Johnson, a maior dádiva que o reino vegetal nos concede é a consciência, sendo as flores as maiores representantes dessa característica, apresentando padrões de consciência positivos, que afirmam a vida.

    Uma vez que o Alaska ainda possui áreas muito pouco exploradas pelo ser humano, o local de clima peculiar ainda reserva espaços intocáveis e saudável do reino vegetal. Entre flores nativas e silvestres, Steve iniciou seu projeto em 1983 e levou oito anos para desenvolver suas essências.

    Com 72 essências cuidadosamente cultivadas e amparadas sobre um solo de poucos nutrientes, o casal Jane Bell e Steve Johnson ainda leva grupos de pessoas ao Alaska com a finalidade de realizares treinamentos em terapia floral.

    Para conhecer mais sobre esse sistema, e comprar a sua essência, acesse o site Alaskan Essences e descubra a cura através dessa exótica metodologia.

  • Florais do Hawaii

    Lembra-se da Jane Bell? A co-produtora e pesquisadora dos Florais do Alaska também foi a responsável por pesquisar, desenvolver e produzir os Florais do Hawaii. Especialista em terapia vibracional, Bell utilizou-se muito mais do que flores comuns, mas também de espécies marinhas para estabelecer suas essências.

    São atualmente cerca de 36 essências, as quais podem ser encontradas para compra através da importadora Essências Florais. Eles podem ser adquiridos em florais individuais, essências compostas, seja de maneira unitária ou em kits profissionais.

  • Florais Filhas de Gaia

    Maria R. D. Grillo. Este é o nome da brasileira responsável por produzir os Florais Filhas de Gaia em santuários ecológicos. Dentre as fontes de produção, estão locais como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso e áreas preservadas e de proteção ambiental como a Grota Funda, em Itatiba; Mata Atlântica, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar; Serra da Mantiqueira; dentre muitas outras localizadas em diversos pontos do país.

    Segundo Maria, sua iniciativa em produzir os Florais Filha de Gaia se deu a partir de um desejo pessoal. Utilizadora dos Florais de Bach desde os anos 80, Maria se sentiu grata pelos resultados e curiosa sobre essa metodologia. Com isso, desenvolveu um imenso desejo de servir a humanidade, utilizando das essências florais brasileiras para produzir o seu próprio e abundante leque de opções.

    Atualmente, os Florais Filhas de Gaia são encontrados à venda através de representantes ou farmácias de manipulação. Mais informações estão no site oficial do sistema floral.

  • Florais Agnes

    Mais um sistema floral brasileiro, os Florais Agnes são compostos, basicamente, por essências florais e fito essências provenientes de plantas nativas do cerrado dos estados do Mato Grosso e de São Paulo.

    Em adição aos demais sintomas que a terapia floral trata, os florais Agnes abrangem as seguintes questões: vida em sociedade, comunicação, segurança, afetividade, relacionamentos, sexualidade, medos, entre outras.

    Neste sistema, nomes como Gelse Campos e Lourdes Agnesini são responsáveis pela sintonia dos florais, sistematização de pesquisas, procedimentos de laboratório e controle de qualidade.

    Como base, ambas as criadoras sintonizam-se com as flores na expressão máxima da Mãe Natureza. Diante dessa transmissão de energias, os florais se tornam aptos a promover a autocura a indivíduos que sofram com males da saúde física e mental.

    Os florais são comercializados em kits, fórmulas compostas, essências individuais florais e de rosas, e floral ambienta. Para comprar, basta acessar o site dos Florais Agnes.

  • Florais Living Essences

    Fora do Brasil, mais uma vez, encontramos os Florais Living Essences. Para eles, também herdeiros dos ensinamentos do Dr. Bach, a principal premissa consiste na capacidade dos estados mentais em alterar a química do corpo.

    Os florais Living Essences são ainda líderes mundiais na pesquisa sobre essa relação dos florais com a saúde da mente-corpo. Como resultado, seus florais asseguram pureza e potência, provenientes das paisagens naturais da Austrália.

    A partir das pesquisas, descobriu-se que, em pessoas deprimidas, as plaquetas tornam-se pegajosas. Artérias e veias também podem obstruir-se. Externamente, as pessoas perdem a esperança, e acabam vendo a vida negativamente, sem nenhum otimismo.

    E este é somente um exemplo de como os estados mentais podem influenciar no corpo físico, e agravar ainda mais a condição do paciente. Portanto, para conhecer mais sobre o sistema Living Essences, acesse o site da fundação (em inglês) e, para conhecer melhor todos os florais disponíveis, acesse o Essências Florais.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!