.
10 formas de manter o foco como os monges

10 formas de manter o foco como os monges

A maior parte das pessoas têm uma vida corrida e se estressa diariamente com seus problemas pessoais e profissionais. Enquanto isso, os monges são calmos e equilibrados, independente do que está ocorrendo a sua volta. Aprenda 10 formas de manter o  foco como os monges e ter uma vida mais plena.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

  • Livrar-se de distrações

    Uma das maneiras de manter o foco como os monges é livra-se de qualquer distração em determinado momento do seu dia. Se isole por alguns minutos, no ambiente mais calmo e silencioso que for possível. Desligue seu celular, seu computador, feche a porta ou vá a algum local próximo à natureza. Crie um ambiente livre de ruídos e distrações. Caso seja difícil encontrar um lugar silencioso, utilize tampões para ouvidos. Os monges budistas praticam o isolamento diariamente, o que os ajuda a manter o foco. Para se isolar é preciso se livrar de qualquer interferência.

  • Fazer uma coisa de cada vez

    Os monges budistas priorizam uma atividade por vez. As multitarefas não são aconselháveis para manter foco como os monges. O Budismo ensina que a mente precisa ter atenção plena em cada ato que realizamos. Quando você faz algo pensando em outro assunto, perde a vivência do presente, causando ansiedade. “Quando estiver caminhando, apenas caminhe. Quando estiver comendo, apenas coma”, diz um ditado Budista.

  • Respeitar a velocidade das coisas

    Não vale se dedicar a uma tarefa por vez e correr para terminar rápido. Cada atividade tem o seu tempo, assim como todas as coisas na vida. Aprenda a fazer cada tarefa em seu ritmo, sem correr. Essa mudança fará você se afastar cada vez mais da ansiedade e manter o foco como os monges.

  • Fechar a vibração mental

    Na maior parte das vezes, a distração vem de nossas próprias mentes. É importante acalmar nossa vibração mental para manter o foco como os monges. Para isso, você terá que aprender a limpar sua mente, através da meditação. A respiração profunda pode ajudar muito neste processo.

    Existem diversas maneiras de meditar, todas têm o objetivo de esvaziar a mente eliminando pensamentos sem se prender a eles. Além da meditação, quando quiser fechar a vibração mental, evite consumir refrigerantes, café, entre outros estimulantes.

  • Realizar intervalos no seu dia

    Algumas vezes durante o dia, nossa mente pede uma pausa. O excesso de informações tira nossa concentração e foco. Um foco claro utiliza uma parte lógica do cérebro, que possui capacidade limitada. Quando se atinge este limite, não raciocinamos muito bem, nem encontramos soluções para as coisas. O conselho é sair de onde estiver para tomar um ar fresco, fazer uma breve caminhada, se alimentar de algo leve e saudável e tomar uma água antes de voltar ao trabalho. Não vale olhar o celular neste momento, isso não vai descansar sua mente. Uma forma eficaz de dar um break para sua mente é meditar durante um minuto.

  • Comprometer seu dia com menos tarefas

    Um valioso conselho para manter o foco como os monges é não fazer mais tarefas do que o seu tempo permite. Os monges budistas não são preguiçosos, eles acordam cedo, realizam todas as suas atividades e se dedicam completamente a cada uma delas. Se puder, faça menos coisas e se dedique melhor a elas. É muito mais produtivo reduzir suas tarefas e fazer cada uma sem pressa e com atenção.

  • Praticar exercícios físicos

    Quando pensamos em monges, vem a nossa cabeça a imagem de homens sentados o dia todo meditando. Mas, essa não é realidade.  O processo meditativo de horas, exige um corpo que suporte essa carga. Além disso, o próprio exercício físico é uma forma de se concentrar, estar consigo mesmo e um ótimo estímulo para esvaziar a mente.

    Os monges budistas praticam exercícios regularmente como longas caminhadas, tai chi chuan, yoga, entre outras. A yoga foi criada inclusive para preparar o corpo do yogui para longos períodos de meditação sem fadiga. Este é um dos segredos para manter o foco como os monges.

  • Sorrir ao servir os outros

    Os monges budistas dedicam suas vidas a servir os outros, e sempre o fazem com um sorriso no rosto. Sorrir é reconhecer e realizar como é bom poder ajudar o próximo. Os budistas acreditam que quem faz o bem ao outro, ajuda a si mesmo. Enxergue as outras pessoas como uma parte essencial sua e tenha gratidão por poder ajudar.

  • Aprender técnicas de respiração – Pranayamas

    As práticas de respiração são muito importantes para manter o foco como os monges. Estas técnicas são conhecidas na Índia como pranayamas. A respiração condiz com nosso estado mental. Se estamos agitados, nossa respiração será rápida e ofegante, quando estamos calmos, será profunda e lenta. Os yoguis descobriram que da mesma forma que nossa mente altera a respiração, a respiração pode alterar nossa mente.

    Então, caso você esteja ansioso, alterado e sem foco, tire um tempo para respirar com atenção.  Inspire lentamente, encha sua barriga de ar estufando-a para fora, segure por alguns segundos e solte devagar. Você pode seguir um pranayama simples de 5 x 5 x 5. Respirar 5 segundos, segurar 5 segundos e soltar o ar por 5 segundos. Em poucos instantes sua mente vai sintonizar com o ritmo da respiração, deixando-o mais calmo e focado. Esta técnica pode ser realizada em qualquer local e momento que necessitar calma e foco.

  • Definir o que é essencial

    Você sabe o que é essencial para sua vida? Pode ser praticar esportes, trabalhar, encontrar regularmente com amigos, ter tempo para a família, entre outros. O ponto é  priorizar o que te faz feliz e eliminar o que não faz. É claro que todos temos obrigações, que podem não ser tão prazerosas. Mas, é importante dar atenção àquilo que nos faz bem e não deixar de fazer o que gostamos, não perder os pequenos prazeres da vida. Não planeje sua vida a partir do que os outros consideram importante. Encontre o que é essencial para você e seja feliz com isso.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: