.
10 dicas para aperfeiçoar a sua inteligência emocional

10 dicas para aperfeiçoar a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é definida de forma simples como a capacidade conhecer suas próprias limitações, habilidades, além de desenvolver controle sobre si mesmo e aprender a reconhecer essas características em outras pessoas.

Além dos benefícios pessoais, cada vez mais empresas buscam profissionais que, além de capacidades técnicas, possuam também um alto grau de desenvolvimento em sua inteligência emocional, o que os torna muito mais flexíveis a trabalhar com diferentes pessoas em diferentes ambientes. A boa notícia é que, através de algumas técnicas, é possível desenvolver e aprimorar essas habilidades, a fim de apresentar uma inteligência emocional mais elevada e equilibrada.

  • 1

    Conhecer a si mesmo


    Conhecer a si mesmo é o primeiro e mais importante passo para o sucesso, pois essa auto consciência cria um abrangente leque de possibilidades, permitindo-o evoluir em diferentes aspectos da vida.
  • 2

    Procure a energia certa para você


    Ao atingir um conhecimento mais profundo de si mesmo é hora de aprender a se valorizar e a motiva-se. Antes de desenvolver sua capacidade de auto motivação é importante encontrar objetivos que colaborem para isso, como se inteirar de diversos assuntos dos quais tenha interesse e criar um plano para saber qual caminho poderá render mais frutos e te fazer mais feliz.
  • 3

    Acredite em você


    Confiar em suas habilidades e capacidade de superar os obstáculos é fundamental para atingir definitivamente os seus objetivos, criando estratégias que utilizem aquilo que tem de melhor e que cubram eventuais falhas. Se envolva em atividades e assuntos dos quais goste para ajudar a se motivar e a focar no que realmente deseja. Seja realista com suas expectativas e não crie padrões de exigência altos demais. Isso fará com que trabalhe para objetivos e resultados concretos, evitando frustações desmotivadoras.
  • 4

    Se reconstrua mesmo diante das maiores dificuldades


    Lembre-se que frustrações, dificuldades e até mesmo o sofrimento fazem parte da existência humana, onde aprender a lidar com esses sentimentos inevitáveis é parte dos ensinamentos logo durante a infância, de modo que não deve ser esquecido durante a vida adulta. Aceite que algumas coisas podem dar errado ou simplesmente não saírem como planejou, pois lidar com esses sentimentos negativos e seguir em frente é uma das chaves para o sucesso. Segundo textos, Che Guevara uma vez disse que “O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita”.
  • 5

    Mas e quando o erro não é seu?


    Todos estão sujeitos ao erro, e se você está, os outros também. É preciso aprender a aceitar que outras pessoas tem suas próprias limitações e pensamentos, o que pode leva-las a tomar decisões diferentes e, em muitos casos, não há nada que você possa fazer além de respeitar. Se o seu chefe tomar uma decisão que considera errada, possivelmente não poderá fazer nada a respeito, então o que resta é conversar sobre como cobrir eventuais prejuízos caso algo dê errado.
  • 6

    Interaja com outras pessoas


    Saber interagir e se comunicar corretamente com outras pessoas é essencial para o sucesso pessoal e profissional. Desenvolva sua capacidade de comunicação e encontre uma maneira de mostrar claramente às pessoas quem realmente você é e o que você pensa. Afinal, pessoas que sabem transmitir o que pensam são lembradas para sempre.
  • 7

    Saiba a hora e o jeito certo de se manifestar


    Não basta apenas ser comunicativo, é preciso usar corretamente esse poder. Uma ação ou palavra solta aleatoriamente, por melhor que seja, pode não ter um efeito tão poderoso quanto se feita no momento certo. Saber o momento e a maneira correta de se expressar faz com que sua opinião surta muito mais efeito, sem a necessidade de ser agressivo ou delicado demais.
  • 8

    Desenvolva sua capacidade de ouvir


    Essa é uma habilidade tão importante quanto saber se expressar, porém é esquecida pela grande maioria dos que falam além da conta. Desenvolver sua capacidade de ouvir e perceber qual a mensagem transmitida, permite saber exatamente qual atitude ou sentença surtirá o efeito desejado sobre outra pessoa.
  • 9

    Entenda o sentimento


    Desenvolver a capacidade de assumir o lugar de outra pessoa e entender o que a aflige ou a faz feliz, é parte da capacidade em ouvir os outros. Além de permitir criar as melhores estratégias para adquirir a confiança e empatia dos que o cercam, lembra ainda que existem outros seres com suas vidas, sonhos e sentimentos, combatendo o egoísmo e a intolerância.
  • 10

    Controle seus impulsos e emoções


    O auto controle faz parte da boa convivência humana e de um ambiente mais produtivo. Esse comportamento é inerente ao seu processo de autoconhecimento e deve ser desenvolvido a fundo para evitar estresse desnecessário. Se algo o irrita a ponto de perder o controle e ser grosseiro com alguém, por exemplo, evite entrar nestas situações ou aprenda a aceitar que pequenas irritações são inevitáveis no dia a dia, sem deixar que elas o incomodem.
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!