.
10 curiosidades sobre óleos essenciais: um guia para iniciantes

10 curiosidades sobre óleos essenciais: um guia para iniciantes

Você é um iniciante na utilização dos óleos essenciais? Veja esse guia com os conhecimentos básicos sobre essa peça chave da aromaterapia.

Tudo o que um iniciante precisa saber sobre óleos essenciais

 
  • O que são óleos essenciais

    São compostos 100% naturais extraídos de sementes, cascas, caules, flores, folhas, raízes e outras partes de plantas. Seu aroma especial incentivou a busca pelas suas propriedades terapêuticas que foram desvendadas pela ciência.

  • Óleos essenciais são muito concentrados

    Os óleos essenciais são de 50 a 70 vezes mais fortes do que as ervas,  extremamente concentrado. Para se ter uma ideia: 1 gota de óleo essencial de hortelã corresponde a 28 xícaras de chá de hortelã.

  • São remédios naturais

    Eles possuem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antitumorais. 

    Encontre as respostas para os seus pedidos!

    Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

    Quero a Ajuda Espiritual!

  • Utilização dos óleos essenciais

    Podem ser utilizados de 3 maneiras:  através da inalação do aroma, através do uso tópico (externo, na pele) e através do uso interno (ingestão).

  • A maioria dos óleos essenciais não deve ter contato direto com a pele

    Como são extremamente concentrados, o seu poder de atuação é intenso, portanto os óleos essenciais devem ser diluídos em óleo base. Os principais óleos base são: óleo de coco, azeite, óleo de girassol, óleo de amêndoa. Quando utilizados em bebês e crianças, SEMPRE tem de estar diluído.

  • Os óleos essenciais agem de forma rápida

    Eles são capazes de fazer efeito 30 segundos após o uso, é praticamente imediato. Eles têm a capacidade de passar através da membrana celular, e pode, portanto, penetrar cada célula do nosso corpo de forma rápida.

Leia também: Aromaterapia: aprenda a extrair óleos essenciais.
  • Tratam do nosso corpo físico e emocional

    Quando inalados, os óleos essenciais viajam do nariz até o nervo olfatório. Este nervo está ligado ao sistema límbico do nosso cérebro onde as emoções são controladas. É por isso óleos essenciais são altamente eficazes para tratar distúrbios do humor, como depressão, ansiedade e TOC.

  • São altamente antioxidantes

    Em busca do rejuvenescimento ou de evitar o envelhecimento precoce, muitas pessoas pagam caro pelos antioxidantes e procuram alimentar-se de forma correta para absorver esses nutrientes. Os óleos essenciais são ricos em antioxidantes, para se ter uma ideia: o óleo de cravo tem 450 vezes mais antioxidantes do que uma colher de blueberry.

Leia também: Colar para aromaterapia: um difusor pessoal para óleos essenciais.
  • Abaixam a febre

    O óleo essencial de hortelã pimenta tem um potencial imbatível para abaixar a febre. Basta pingar algumas gotinhas do óleo essencial em uma bacia com água, mergulhar uma toalha limpa e colocar nas partes quentes da pessoa com febre (testa, axilas, virilhas). A febre abaixa em questão de minutos!

  • Duram muito

    Algumas pessoas se queixam do preço dos óleos essenciais. Alguns são mais baratos e outros mais caros, no entanto é preciso lembrar que para fazer cada frasco de óleo essencial, foi utilizada uma quantidade gigantesca de planta. E o seu uso é sustentável pois um frasco de óleo essencial dura muito devido ao seu potencial concentrado.

Quais são os óleos mais recomendados para iniciantes

Se você está iniciando os seus conhecimentos em óleos essenciais, sugerimos que comece pela utilização do óleo essencial de lavanda, de hortelã, de limão e de árvore do chá
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!