.
10 benefícios do manjericão para a saúde e beleza

10 benefícios do manjericão para a saúde e beleza

O consumo do manjericão está cada dia mais associado à manutenção da nossa saúde e beleza. Essa planta além de ser deliciosa e amplamente utilizada na culinária, também possui propriedades que ajudam a curar e prevenir doenças e tratar da estética. Veja abaixo os principais benefícios do manjericão e introduza-o na sua dieta hoje mesmo.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

O manjericão é bom para quê?


O manjericão é rico em vitamina A, C e K, além dos minerais manganês, ferro, cálcio e gordura ômega 3. Veja o que esses e outros nutrientes são capazes de fazer pela nossa saúde.

1- Reforça o sistema imunológico
Estudos científicos comprovam que o consumo regular do manjericão é capaz de reforçar as defesas do nosso corpo, deixando nosso sistema imunológico até 20% mais eficiente. Com mais anticorpos, o nosso corpo fica menos suscetível a doenças como gripe, resfriados, crises de alergia, de asma e até ao câncer. Para aproveitar melhor os nutrientes do manjericão recomenda-se utilizar a folha fresca e não seca.

Leia Também: 4 alimentos essenciais para favorecer sua beleza e vitalidade

2- Anti-estresse
Os nutrientes presentes no manjericão são poderosos para evitar o estresse e também os riscos decorrentes deste mal. Se você é uma pessoa que vive estressada, a recomendação é mascar de 10 a 12 folhas de manjericão, 2 vezes ao dia. Não é algo muito prático, certo? O consumo de cápsulas manipuladas de manjericão pode ser uma boa saída se você não quiser mascar as folhas.

3- Alívio da tosse e da dor de garganta
O manjericão é um componente que faz parte da maioria dos xaropes para tosse e expectorantes, devido às suas propriedades. A dor de garganta também pode ser aliviada utilizando essa planta. Basta ferver água, acrescentar algumas folhinhas de manjericão, abafar e deixar amornar. Depois, coe e faça um gargarejo com essa água.

4- Trata gripes e resfriados
Como já dissemos acima, o manjericão reforça o nosso sistema imunológico, então ele ajuda o nosso corpo a combater os vírus ou bactérias causadores de doenças. Se você está sofrendo com os sintomas da gripe ou resfriado, mastigue algumas folhas de manjericão para aliviá-los.

Leia Também: Você conhece os principais benefícios do alecrim?

5- Melhora a pele
O manjericão é excelente no tratamento da pele. O extrato de manjericão ajuda a eliminar as bactérias presentes na pele,  evitando assim o entupimento dos poros e a conseqüente acne. Ele ajuda também na cicatrização de feridas na pele, reduz a inflamação pelo seu poder antibiótico e também é excelente para aliviar a coceira da picada de insetos e da psoríase. É utilizado também no tratamento de micoses e na prevenção do câncer de pele.

6- Melhora a visão
O manjericão é riquíssimo em vitamina A, e ela é um poderoso antioxidante altamente benéfico para a saúde ocular. Apenas 100 gramas de manjericão correspondem ao total de vitamina A necessária ao consumo humano diário.

7- Tira mau hálito
O manjericão, pelo seu forte aroma e pela sua propriedade bactericida, é excelente para combater o mau hálito.

Leia Também: Hidratação Natural – Máscara de Nozes e Leite de Coco para Cabelos Secos

8- Trata problemas digestivos
O consumo do suco ou chá de manjericão é poderoso para tratar desordens do estômago e intestinos. Ele alivia dores de estômago, indigestão, prisão de ventre, acidez estomacal, úlceras gástricas e pépticas.  Além disso, melhora o funcionamento do fígado e alivia câimbras.

9- Elimina pedras nos rins
O manjericão tem também poderoso efeito nos rins.  Ele é indicado na medicina por facilitar a eliminação de pedras nos rins, para isso, basta que se misture o extrato de manjericão em mel e tome a mistura todos os dias, durante 6 meses.

10- Favorece o bom funcionamento dos sistemas respiratório, nervoso e cardiovascular

O manjericão é rico em antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do nosso corpo, efeitos que podem ser sentidos nos mais diversos sistemas. Ele reduz o colesterol,  melhora o desempenho dos pulmões evitando doenças respiratórias, é utilizado no tratamento da tuberculose, normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro e ainda funciona como um poderoso tônico para a memória.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!